Sessão Ordinária de 17 de dezembro de 2010
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
o vereador Francisco Castro Machado, falou dos projetos importantes que estão em trâmite para serem votados, mas que por serem importantes não diminuem a necessidade da discussão e da verificação de sua legitimidade ou de sua constitucionalidade, e em relação ao projeto 007/2009 de autoria da vereadora Shammara, que cria o Portal da Transparência, disse que o maior fiscal do dinheiro público é a própria população, pois é a sociedade quem contribui para todo funcionamento da máquina administrativa e que esse projeto dará condições ao mais simples cidadão de fazer um acompanhamento desses gastos, e julgou um projeto de extrema importância e ao ser aprovado, sugere um trabalho de conscientização através de reuniões de como a população poderá ter acesso a estas informações, embora o executivo tenha um prazo de 180 dias para adequar o município a esse portal da transparência, e fez um resumo sobre a importância dos projetos 007/2010, 008/2010 e o 010/2010, e que foi feito em debate um acordo das comissões com o executivo, para a retirada de alguns vetos e que o executivo mandaria uma justificativa com relação ao veto do anexo III do projeto 007/2010, pois ao seu ver, a emenda não estipula despesa para o executivo, apenas estipula datas para o pagamento, baseado no artigo 122, que diz que os efeitos financeiros desta lei retroagem a janeiro de 2010, e dessa forma obviamente o executivo diz que tem dinheiro em caixa para pagar, e o que o legislativo fez foi estipular datas para o pagamento. Em um aparte o vereador Augusto César, disse que quando o projeto veio na primeira vez, previa o pagamento escalonado e depois quando veio revisado por oito advogados, foi retirado e agora o executivo justifica dizendo por ultrapassar limites de despesa, que programação é essa? Que competência é essa da parte financeira do executivo, que em um momento manda e em outro momento tira, depois diz que o cofre está cheio de dinheiro para pagar e não diz quando, e isso demonstra o pouco caso do executivo para com a categoria que é contemplada com esse projeto. O vereador Francisco Castro Machado, retomou a palavra informando que a câmara recebeu momentos atrás um documento do executivo como parte do acordo de que mandaria uma justificativa para o veto do anexo III, onde a diz que o anexo envolve matéria financeira que é de competência do executivo e no ano corrente o pagamento da diferença do piso a partir de janeiro de 2010 implicará em um índice de gasto com pessoal superior ao exigido pela lei de responsabilidade fiscal, e disse que não quer que o prefeito descumpra a lei de responsabilidade, mas que cumpra os acordos feitos com as comissões, e revelou que votará pela derrubada do veto do executivo, pela falta de justificativa e por não cumprir os acordos em comissão. O vereador José Luiz da Silva Filho, disse que não poderia deixar de usar a tribuna para desejar um feliz natal e ano novo de paz e alegria para todas as famílias todos os presentes.
A vereadora Shammara Maria da Silva, cumprimentou os vereadores em nome do ex-vereador Luiz Segundo, e agradeceu a todos por terem votado em seus projetos e requerimentos, e que assim como a vereadora Patrícia falou em uma reunião com representante do SEBRAE, também se sente frustrada como vereadora de analisar com responsabilidade os projetos, sejam do executivo ou do legislativo, e quando chegam ao executivo não é dado a importância que esta casa sempre oferece, pois muitas são as vezes que ocupa a tribuna para falar aquilo que a população gostaria de falar, mas que infelizmente é desrespeitada por está à frente do executivo municipal, e que lamenta, pois seu discurso seria um discurso alegre, principalmente por representar a classe dos educadores, para se ter mais êxito com o processo de ensino aprendizado em nosso município, que lamenta muito pela resposta que está sendo dado aos profissionais pelo prefeito municipal, e que lembra do seu discurso de posse, quando falou de seu compromisso com os profissionais de educação e isso não está sendo cumprido, e faz lembrar do palanque quando todos diziam “vamos votar porque é o homem da terra”, e aí está a resposta aos batalhenses, e que tem a consciência de que o papel de vereadora como legisladora está sendo cumprido, até porque quando foi enviado a esta casa, em 09 de dezembro de 2005, o projeto das micro e pequenas empresas, que simplesmente por conta de uma situação de oposição, o projeto voltou, e lembrou também do projeto da compra dos ônibus, que por questão de conveniência também foi rejeitado, e nesta casa há uma oposição que pode ser minoria, mas sempre está presente para discutir, independentemente de quem seja o prefeito, está sempre aberta ao diálogo, mostrando seu interesse nos projetos de engrandecimento de Batalha, e deixa a sua indignação com a forma como o prefeito vem tratando o legislativo municipal, e parabenizou Batalha, dizendo que, apesar dos pesares, pelas longas filas da Secretaria de saúde, da falta de iluminação pública, apesar da sujeira em nosso município, parabenizar Batalha por mais um ano de emancipação política, apesar do descaso total que o homem da terra eleito dá aos batalhenses, e desejou a todos um feliz natal e que em 2011 todos retornem para esta casa com o intuito de engrandecer Batalha cada vez mais e continuar firmes analisando projetos e apresentando requerimentos e propostas, e fazer nesta tribuna a vontade popular. Em um aparte a vereadora Fátima Machado, lembrou que não foi só esses projetos citados pela vereadora que votou contra, mas também votou contra o projeto do ex-prefeito Antonio Lages, quando queria demolir dezenove escolas.
A vereadora Maria do Rosário de Fátima de Aguiar Machado desejou a todos um feliz natal e ano novo, extensivo ás suas respectivas famílias, e parabenizou o vereador Elvis Machado, por seu mandato e a forma como conduziu esta casa, atendendo suas reivindicações na medida do possível, e pensar em uma reformulação da lei orgânica para acabar com a votação secreta, pois o povo tem que saber em quem e como se vota, e sendo assim, revelou que votará pelo veto do prefeito, por entender que, a matéria financeira é de total responsabilidade do executivo, e por correr o risco da inconstitucionalidade e o executivo derrubar o veto novamente, pois a tabela depende do dinheiro e da forma de pagamento e só o executivo tem poder, e anuncia seu voto, por ser contra o voto secreto. Ordem do Dia: posto em votação o requerimento do vereador Augusto César de Melo Freitas. Aprovado por Unanimidade. Projeto de lei 004/2010, de autoria da vereadora Shammara Maria da Silva, que altera a lei nº313/91 de julho de 1991 em seu artigo 3º dos itens I ao IV e no artigo 4º nos itens II e III, que trata da alteração na formação do Conselho Municipal de Saúde. Aprovado em Primeira Votação por Unanimidade. Projeto 007/2009, de autoria da Vereadora Shammara Maria da Silva que dispõe sobre o Portal da Transparência no âmbito da administração pública municipal. Aprovado em Primeira Votação por Unanimidade. Projeto 008/2010, de autoria do Executivo, que institui a lei geral da microempresa, empresa de pequeno porte e do microempreendedor individual do município de Batalha. Aprovado em Primeira Votação por Unanimidade com Emenda. Projeto 009/2010, de autoria do Executivo, que dispõe da Reformulação do Plano Plurianual para 2010 a 2012. Aprovado em Primeira Votação por Unanimidade. Projeto 010/2010, de autoria do executivo, que dispõe sobre o Orçamento Geral para 2011. Aprovado em Primeira Votação por Unanimidade com Emenda. Foi posto em votação secreta o veto do executivo ao anexo III do projeto de Lei nº 007/2010. O senhor presidente explicou que, para a derrubada do veto a decisão terá que ser unânime, quem vota pela manutenção do veto, marca no quadro de cima, e quem vota pela derrubada do veto, marca no quadro de baixo. Resultado: dois votos a favor do veto e sete votos para derrubar o veto. Mantém-se o veto do executivo ao anexo III do Projeto de lei nº 007/2010. Em seguida, o senhor presidente agradeceu os presentes e deu por encerrada a sessão.
0 comentários:
Postar um comentário